segunda-feira, 2 de junho de 2014

Resenha do Livro: "Media Training"

Por +Felipe Balthazar





A empresa saber se comunicar com os meios de comunicação, certamente é algo importante tanto para o jornalista, os meios e a própria empresa. Em um mundo globalizado, cada vez mais as pessoas estão expostas a redes sociais e a internet. Imagina as empresas, que prestam serviços a população? De uma forma ou outra, as empresas estarão na mídia, e não estar, significa que ela não está em evidência no mercado.

Para relatar a importância dos gestores e as empresas estarem preparados para o relacionamento com a mídia. O livro "Media Training: como construir uma comunicação eficaz com a imprensa e a sociedade", de Nancy Alberto Assad e Reinaldo Passadori, traz dicas, orientações e informações a cerca de como o jornalista trabalha e se relaciona com as fontes e como um gestor deve se portar em entrevistas. Além de apresentar como os meios de comunicação trabalham e quais ferramentas eles usam: como a TV, o rádio e a internet.




Dividido em sete capítulos, o livro vai desde o "Por que precisamos do Media Training?" a "Forma e conteúdo", que explica como um gestor, ou o indivíduo que vai receber o Media Training, deve usar para ter um bom relacionamento com a mídia, e principalmente, com os jornalistas. Apesar de haver divergências, muitos profissionais da área da comunicação defendem que as empresas devem sim buscar treinamento para lidar com a imprensa, afinal, uma fonte despreparada e desqualificada para dar entrevistas, não é a preferida de nenhum jornalista.

Uma das primeiras dicas que os autores trazem, é sobre como a mídia pode ser algo bom para a empresa, e não uma pedra no caminho. “Uma empresa, nesses novos tempos, presta contas à sociedade, mas não fala diretamente com ela. Há uma entidade, a chamada mídia, no meio do caminho. E ela só é uma pedra no caminho para quem quer” (ASSAD, 2009, p. 1). 


As ferramentas: câmeras, microfones e gravadores, são intimidadores.
Com o Media Training, elas serão apenas parte da relação com a imprensa.


Bem, Media Training vem do inglês e significa treinamento de mídia. Quem presta este treinamento é o Assessor de Imprensa. Portanto, não é somente quem vai receber o treinamento que deve estar apto a mudanças, como também, o profissional de comunicação tem que estar informado e por dentro do assunto quando se fala de Media Training.

Opinião:

Eu estou na sétima fase de jornalismo. Leciono pela Faculdade SATC, de Criciúma - SC. Antes eu não me importava muito com este assunto, relacionado a Media Training e a importância dele. Após ler o livro, mudei muitos conceitos e a visão que eu tinha sobre assessoria de imprensa e a importância de ter um bom relacionamento com a imprensa por parte da empresa. Hoje a mídia tem grande alcance, e mesmo com as redes sociais, ela ainda é uma grande formadora de opinião, posto, que acredito, jamais irá perder. 

Eu, como jornalista, entendo hoje como o Media Training é importante para um futuro assessorado que eu venha a trabalhar, assim como jornalista propriamente dito. Afinal, entrevistar uma fonte mais bem preparada para lidar com entrevistas é muito melhor do que alguém que não entende nem como a notícia é "fabricada". Empresas que tem porta-vozes preparados para lidar com a imprensa, ganham credibilidade no meio e consequentemente, espaço nos meios de comunicação.

“Uma sistemática divulgação do que acontece na vida de uma organização sempre será benéfica, e a preparação dos porta-vozes deve ser contínua, permanente", (ASSAD, 2009, p. 6). 

Resumindo, eu recomendo a leitura deste livro para quem está na condição de jornalista, ou gestor de uma empresa. Ou para quem somente gosta de ler, e quer entender como funciona o mundo midiático, tão complexo que envolvem até treinamento para lidar com o público.


Para lidar com um batalhão de jornalistas, tem que estar muito preparado.
Imagina você numa situação dessas?

~ CITAÇÕES ~

“Boas fontes são sempre convocadas pela imprensa para emitirem sua opinião. Se ela está na sua empresa, parabéns. A voz da sua marca é uma voz com credibilidade no maior setor atuante na opinião pública. E de cara aberta para seu público-alvo”. (ASSAD, 2009, p. 7)

“É consenso entre os consultores de comunicação que empresas eficientes são as instituições capazes de aparecer na mídia não apenas nos momentos de crise, mas em diversas situações”. (ASSAD, 2009, p. 10 e 11)

“O gestor necessita conhecer as técnicas de entrevista, os erros mais frequentes e como utilizar gestos, adotar a melhor postura e conduzir a conversa com uma oralidade adequada para cada ocasião. No atual cenário da internet, um conhecimento sobre a dinâmica das mídias digitais também é crucial”. (ASSAD, 2009, p. 13) 

“Aprender a dar entrevistas e a se relacionar com a imprensa não são competências conquistadas da noite para o dia. Mas o treino evita grandes deslizes antes da maior aula de mídia possível: a prática”. (ASSAD, 2009, p. 50)

“[...] orientação e elaboração de programas de treinamento em mídia devem ser obtidos com as assessorias de comunicação. São elas que desenvolvem treinamentos que incluem exercícios para aperfeiçoar a articulação do discurso nas entrevistas”. (ASSAD, 2009, p. 77)

“Falar bem em público é fundamental para obter sucesso pessoal e profissional”. (ASSAD, 2009, p. 88)


Se você chegou até esta linha, obrigado pela leitura e atenção +A Casa do Leitor.


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