quinta-feira, 11 de abril de 2013

Resenha do livro: "A Cabana"

Por +Felipe Balthazar 




Se você achava que a religião está diretamente ligada com o criador do universo, é melhor começar a rever estes conceitos. 'The Shack' (A Cabana), mostra uma realidade totalmente diferente sobre o assunto 'divino'. Escrito pelo canadense William p. Young e publicado em 2007 (no Brasil em 2008). Foi recusado por 26 editoras e lançado somente com a ajuda de dois produtores de cinema, que criaram uma editora somente para isto. O esforço foi recompensado, e em pouco tempo o livro virou best-Seller e já vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo.
A história apresenta a dor da perda de um pai, nomeada como 'A Grande Tristeza'. Mackenzie Allen Phillips após perder a filha Melissa, apelidada de Missy, não consegue esquecer o drama de ela ter sido sequestrada e assassinada por um maníaco, que esconde os corpos das vítimas em cavernas, onde nunca são encontradas.

Cena do livro, no qual Mack encontra o vestido de Missy na cabana

Sem poder sequer enterrar os restos mortais de Missy, a ferida da dor em Mack parecia incurável. Três anos e meio depois, ele levava uma vida normal ao lado da esposa Nannete, apelidada de Nan. Uma curiosidade, Nan chamava 'Deus' de 'Papai'. Aliás, esta é uma peculiaridade do autor, que coloca apelidos 'carinhosos' em todos os personagens, e também nomes curiosos. Como o espírito santo, que ganha o nome de Sarayu. Personagens misteriosos também aparecem, é o caso de Sophia, descrita no livro como a personificação da sabedoria de Deus.

Imagem ilustra como seria a cabana descrita no livro

Voltando a história, Deus deixa um bilhete na caixa de correios de Mack, onde diz para ele voltar à cabana, onde Missy foi assassinada. Mesmo contrariado, ele vai até o encontro de 'Papai'. Enredo a parte, o diferencial do livro não está na história do personagem Mack e sim nas revelações de Deus, e a maneira que o autor vende a ideia de divindade para os leitores.
A maioria das religiões cristãs, como a Católica e os protestantes, não chegam a um consenso quanto à trindade. “Deus, Jesus e o Espírito Santo são separados ou são apenas um?”, perguntas como essas são difíceis de explicar, seja qual lado você defender. O autor do livro se posiciona, usando o próprio Deus para isso. Que por acaso é apresentado na história como uma mulher negra.
"Ainda que por natureza Jesus seja totalmente Deus, ele é totalmente humano e vive como tal", nessa revelação do criador ao personagem Mack, Deus explica que Jesus mesmo sendo Deus, é também humano. O livro é recheado de pontos de vistas, que defende o Criador como um ser sem regras e que pensa apenas no amor, e não nos 10 mandamentos.

Há conflitos entre os ensinamentos bíblicos com o que prega "A Cabana"

"Mas então Adão optou por ficar sozinho, como sabíamos que iria acontecer, e tudo se estragou. Mas, em vez de varrer toda a criação, arregaçamos as mangas e entramos no meio da bagunça. Foi o que fizemos em Jesus", este trecho reforça mais uma vez a ideia do autor de que Deus virou humano, por meio de Jesus, e libertou nossa dívida em relação aos pecados.
Outra ideia, entre as diversas debatidas no livro entre Deus e Mackenzie, é sobre Deus não defender nenhuma bandeira, tanto religiosa, política ou qualquer tipo de ideologia. "O que vejo são as pessoas e suas vidas, uma comunidade que vive e respira, feita de todos que me amam, e não de prédios, regras e programas”, disse Deus.
Quem gosta de ver diferentes pontos sobre o contexto religioso, A Cabana é um ótimo livro para este fim. Pois as revelações de Deus fazem refletir de um modo diferente o conceito de divindade e de comunhão com o Criador.

William P. Young, com o livro traduzido para português, em mãos

E se você optar por ler, já saiba que a história é ficção. Apesar de estar escrito no prefácio que o autor está relatando uma história real de um amigo, e no fim sustentar esta versão, na capa e contracapa do livro está classificado como 'ficção'. E o próprio autor deu entrevistas confirmando que a história não é verdadeira, mas que muitos acontecimentos de sua vida estão no livro.
E para encerrar, uma frase do autor C.S. Lewis, retirado do livro A Cabana. “Oremos para que a raça humana jamais escape da terra para espalhar sua iniquidade em outros lugares”.


5 comentários:

  1. Vi seu blog no G+, gostei bastante! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores livros que tive em mãos! Simplesmente maravilhoso.

    eaijl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu, mesmo não sendo católico ou cristão (sou o tipo de pessoa pagã que acredita em todo tipo de força, seja ela boa ou ruim) fiquei apaixonado pela história do livro e muito mais do que isso, amei a forma que foram representadas as divindades. Esse é um livro que eu lerei mais vezes e que recomendo para qualquer um, não importa a religião ou crença. Adorei seu blog, já adicionei nos favoritos.

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir